Notícias

PARABÉNS ACBF PELO TETRA CAMPEONATO!!!
04/11/2009

O Município de Carlos Barbosa está localizado na Serra Gaúcha, a uma altitude de 750m e a 104 km de distância da capital do estado, Porto Alegre. Com uma população próxima dos 26 mil habitantes, é orgulhosamente o berço de um dos maiores times de Futsal do mundo: a ACBF – Associação Carlos Barbosa de Futsal.
A história de paixão entre Carlos Barbosa e o futsal começou há muito tempo: no final dos anos 60 e no começo dos anos 70, a população da cidade estava dividida, torcendo por vários times que apareciam em cada canto. Em 1976, dois desses times, o Real e o River, os dois mais fortes e famosos, decidiram que seria possível olhar mais alto. Então, precisamente no dia 1º de março, juntaram as forças, escolheram o laranja para seu uniforme - o mesmo que a seleção holandesa usou na Copa da Alemanha de 1978, e anunciaram um sonho que deixou os habitantes locais chocados: ganhar o título estadual.
Bem sucedido, o time conseguiu aproximadamente três décadas depois o que foi prometido, o troféu de melhor time do Rio Grande do Sul.
A cidade de Carlos Barbosa tornou-se ainda mais conhecida através da ACBF. E, o orgulho que o município tem de seu nobre representante é percebido logo na entrada da cidade, onde um outdoor com os dizeres "Bem-vindo à terra do Futsal" recebe os visitantes que de imediato percebem a cor-símbolo da "laranja mecânica" enfeitar os postes de luz, e nas finais das competições, também os meios fios dos passeios públicos.
Os barbosenses, desde muito cedo aprendem a amar a ACBF. Através da campanha "Já nasci Campeão, já nasci ACBF", todo bebê que nasce no Hospital São Roque de Carlos Barbosa, recebe uma camiseta com o distintivo de seu time. A ACBF acredita também, no futuro de Carlos Barbosa, investindo em ações sociais e estruturando as suas Categorias de Base.
A Torcida – O maior símbolo de qualquer agremiação esportiva é a sua torcida. E a ACBF pode dizer que sua torcida deixa transparecer na “cara” a emoção que a une com a sua equipe do coração. No momento em que o time entra em quadra, o coração do torcedor bate mais forte. O hino é cantado de forma fervorosa e o ginásio se transforma no orgulho do povo de Carlos Barbosa:
“Sou torcedor de coração
ACBF é emoção
Com nossa força e união
ACBF vai ser Campeã
Carlos Barbosa esta unida
Festejando a geração saúde
O esporte pra nós é vida
É vida garra e juventude...”

A Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura de Carlos Barbosa reconhecem a importância da ACBF para o Município e diferentes manifestações deste reconhecimento são realizadas com o objetivo de enaltecer ainda mais o tratalho realizado na comunidade de Carlos Barbosa.
Mas para o sonho se transformar em realidade é necessário investimento. Para isto, a ACBF conta com o patrocínio de empresas de sucesso como o Grupo Tramontina, Transportadora TNT Mercúrio e DCS Comunicações e, também com o apoio da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa, Arcelor Mittal, Cooperativa Santa Clara, Hotel Dall’Onder, Unimed Nordeste e Sicredi.
Todo o investimento realizado pelas empresas e entidades é revertido em conquistas, e a ACBF pode destacar ao longo de sua história, grandes títulos conquistados por sua equipe principal:
- Campeã Mundial de Futsal - Torneio Intercontinental de Clubes - Barcelona - 2004
- Tricampeã da Liga Nacional de Futsal 2001/2004/2006
- Hexa-Campeã Estadual – Série Ouro 96/97/99/02/04/08
- Campeã Sul-americana – Copa Merco Norte 2003
- Campeã da América (Copa Conmebol) 2002 – Valera, Venezuela.
- Campeã do Torneio Sul-americano 2002 (Montevidéu)
- Campeã da Copa Intercontinental de Clubes 2001 (Norilsk – Rússia)
- Campeã Invicta da Taça Brasil de Clubes 2001
- Campeã da Copa Torres 2006
- Vice-campeã do Torneio Sul-americano 2005
- Vice-Campeã da Liga Futsal 1998/2003
- Campeã Copa Tramandaí de Futsal 2003
- Campeã Torneio Paraíba – Sul – Rio 2001 (João Pessoa)
- Vice Campeã Estadual – 2001/2005
- Vice Campeã Torneio Sul-americano Januário D’Aléssio - 2001
Mas não pense que a história acaba por aí... Associação Carlos Barbosa de Futsal acredita na formação de grandes atletas e por isso, ela investe no futuro, através das Categorias de Base do clube.
Ao todo, cento e cinqüenta e seis jovens e crianças atuam nas oito modalidades que compõem o quadro das Equipes de Base da ACBF. Para tanto, o clube dispõe de diversos profissionais que trabalham apenas com esses atletas em formação.
Além de oferecer treinamento com as práticas esportivas do futsal, as Categorias de Base da ACBF visam complementar a educação familiar, promovendo a atividade física como veículo para disseminar comportamentos e valores, na melhoria da qualidade de vida, integração social e na cidadania.
Como um grande Clube de Futsal, a ACBF participa de diversas competições de alto nível nacional e estadual, onde seus Atletas de Base possam ter novas experiências em grandes competições. Mas principalmente, levando o nome da cidade de Carlos Barbosa, de seus patrocinadores e do estado do Rio Grande do Sul para todo o Brasil.

As Categorias de Base da ACBF estão compostas da seguinte maneira:

Juvenil (Sub-20): formado por 17 atletas de idades entre 17 e 20 anos de idade. Disputam: Campeonato Estadual e a Copa RBS (regional).

Infanto (Sub-17): formado por 16 atletas de idades entre 15 e 17 anos de idade. Disputam Campeonato Estadual e o Campeonato Nordestão de Futsal (regional).

Equipe Feminina: Formada por 16 atletas com idades entre15 e 25 anos de idade.
Participam do Campeonato Estadual e da Copa IPAM (regional).


Escolinha de Futsal da ACBF:

Infantil (Sub-15): formado por 21 atletas de idades entre 13 e 15 anos de idade. Disputam o Campeonato Estadual e o Campeonato Nordestão de Futsal (regional).

Mirim: formado por 23 crianças com idades entre 10 e 13 anos de idade.
Disputam o Campeonato Nordestão de Futsal (regional).

Pré-Mirim: formado por 43 crianças com idades entre 07 e 10 anos de idade. Participam de Festivais de Integração realizados em Carlos Barbosa e região.

Fraldinha: formado por 20 crianças com idades entre 05 e 06 anos de idade.
Participam de Festivais de Integração realizados em Carlos Barbosa e região.
Fonte: ACBF.

Toda a história do clube multicampeão está no site www.acbf.com.br. Vale a pena conhecer e torcer por esse clube.

 

Todos os direitos reservados a Ari Heck